O que é leitor feed (RSS, ATOM) ?



Para quem não sabe como isso funciona, vou tentar explicar o que são essas  tecnologias.
RSS e atom são formas alternativas de acessar o conteúdo de um site ou blog.
Blogs e sites de notícia publicam conteúdo periódico, ou seja, são atualizados freqüentemente. Se você está acostumado a ler um determinado site ou blog, acaba sendo obrigado a visitá-lo periodicamente, tenha ele sido atualizado ou não.
Podemos comparar a assinatura do RSS ou ATOM de um blog como uma assinatura de uma revista. Ao assinar uma revista, você elimina o incômodo de ter que ir até a banca verificar se um novo exemplar já está disponível e comprá-lo.
Ou seja, a informação vem até você ao invés de você ter que ir até ela.


Tá, mas como isso funciona?

Diferente de uma assinatura de revista, você não precisa pagar para assinar um blog. :)
Sem entrar em detalhes técnicos, para assinar um blog você precisa de duas coisas: a URL(endereço) do arquivo de feed RSS ou ATOM do blog e um agregador ou leitor de feeds.
Vamos definir o que são essas duas coisas:

Arquivo de feeds RSS ou ATOM

Um feed RSS ou ATOM é um arquivo escrito em uma linguagem chamada XML, que é uma linguagem de descrição de informação. Ou seja, uma linguagem que usa códigos para marcar determinadas partes de um texto e informar de que se trata esta parte.
XML é uma linguagem que permite que sejam criadas outras linguagens (ou dialetos) baseadas nela. RSS e ATOM são dialetos do XML.
Estes arquivos RSS e ATOM contém uma versão resumida do conteúdo do blog. Ou seja, apenas aquilo pelo que você procura quando acessa periodicamente o blog: o conteúdo propriamente dito.
Bom, este texto não tem o intuito de fornecer detalhes técnicos sobre os formatos de feeds. Portanto, o que você precisa saber é que quando um site tiver um link nomeado como “RSS”, “ATOM” ou “XML” (geralmente em um ícone laranja ) isto significa que este link aponta para um arquivo de feed. O que você precisa fazer é copiar este link e usá-lo no seuagregador ou leitor de feeds, que vamos definir logo abaixo.

Agregadores ou leitores de feeds

Agregadores (vamos chamá-los apenas assim daqui em diante) são programas feitos para interpretar o conteúdo de um arquivo RSS ou ATOM. Eles funcionam mais ou menos da mesma forma que o navegador que você está usando agora para ler este texto. Lê o conteúdo de um arquivo cheio de códigos e apresenta este conteúdo em uma forma que você possa entender.
Usando um agregador para se inscrever em todos os sites que você costuma acessar periodicamente e que publicam algum feed poupa tempo e facilita sua vida, pois possibilita agrupar em apenas um lugar toda a informação que você deseja consumir na web.
Existem dois tipos de agregadores: desktop e baseados em web.
Agregadores desktop são programas comuns, que ficam instalados no seu computador. Você copia o endereço do feed e usa o comando “novo feed” ou algo similar do agregador para se inscrever no blog a que o feed pertence.
Já os agregadores baseados em web são basicamente sites que funcionam como se fossem um programa, uma aplicação. Você acessa o site do agregador e procede mais ou menos da mesma forma que procederia em um agregador desktop para se inscrever em determinado feed. A grande vantagem de usar um agregador baseado em web é que, como ele não está instalado no seu computador, você pode acessar seus feeds de qualquer lugar seja na faculdade, no trabalho, na casa de um amigo ou um cybercafé. Além de funcionar em qualquer sistema operacional que tenha um navegador web suficientemente moderno.
Visit http://www.ipligence.com
 
Designe: Elielson
Copyright © Blogosfera Net
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutchRussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified